IMG_20210321_085754.jpg

A capital do Turismo de Aventura

 CICLOTURISMO CABO FRIO

IMG_20190420_105325.jpg

DESCRIÇÃO DO PASSEIO


​Nossos pacotes incluem Hospedagem + Atividade + Café da Manhã + Lanche durante as atividades + Estrutura de Apoio.

Montamos outros pacotes de acordo com a necessidade do seu grupo. 

A Rota do Cicloturismo em Cabo Frio compreende um cicloturismo pela parte urbana e área verde da cidade passando por Praias, Lagoas, Restingas, Dunas e trilhas com lindas vistas na área de preservação ambiental Parque Costa do Sol.


A trilha inicia na hospedagem com várias paradas para fotos e contemplação da natureza conforme abaixo detalhado no roteiro.


O percurso do passeio tem entre 30km e 60km e duração entre  entre 6h a 8h, porém é possível explorar outras trilhas, fazer um passeio de barco ou escolher uma das praias para passar o restante do dia. Nossa saída da hospedagem se dá entre 8:00h e 9:00h horas da manhã e retorno entre 17:00h e 18:00h

Esse passeio inclui alguns pequenos percursos de caminhada para contemplar linda paisagens em mirantes da cidade, como o Mirante do Arpoador, o Mirante do Farol da Lajinha e o Mirante da Praia das Conhas.
Após completado o percurso ainda é possível escolher uma das praias para passar um tempo se banhando.

É possível  também incluir nesse passeio, um passeio de Barco na cidade de Cabo Frio.
O passeio incluir carro de apoio, kit primeiros socorros, Guias batedores, Sucos, Água de coco, Água, e Sanduiches naturais.

Durante o trajeto haverá paradas para lanches próximo da hora do almoço.

 

Todo o passeio será filmado, fotografado para ser exibido a noite no telão do Expeto Sport Bar, onde acontecerá nossa resenha com muita música, drinks, cerveja gelada e petiscos.

NÍVEL DA ATIVIDADE

Nível da atividade: Todas as nossas atividades segue o ritmo definido pelo grupo. 
Por Padrão são passeios de cicloturismo, onde gastamos caloria mas contemplando a natureza. Em alguma parte da trilha requer algum esforço a mais, porém qualquer pessoa pode participar, nossos guias de apoio e mesmo os membros do grupo estarão lá para ajudá-lo se necessário. Importante é curtir a natureza, tirar lindas fotos, ser feliz e de brinde ainda perder uns quilinhos.

ONDE VAMOS TIRAR FOTOS?

PALMEIRAS.jpg

PRAIA DAS PALMEIRAS

A praia das Palmeiras localiza-se no bairro que dá nome a praia, na cidade de Cabo Frio, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Situada no bairro das Palmeiras, distante 3 km do centro, a praia das Palmeiras fica entre a Lagoa de Araruama e o Canal do Itajuru e é própria para a captura de camarão e siri. Em sua paisagem encontram-se muitas embarcações de pesca. Na sua orla existem quiosques e barracas com aperitivos, pescados da região e música ao vivo. Também esta sendo construído o primeiro shopping de Cabo Frio e de toda a Região dos Lagos. Em suas margens podem ser encontradas grandes quantidades de conchas. A praia é cercada por altas palmeiras e coqueiros, que deram nome ao bairro.

PRAIA DO SIQUEIRA.jpg

PRAIA DO SIQUEIRA

A Praia do Siqueira localiza-se a cinco quilômetros do centro de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Praia lacustre, às margens da Lagoa de Araruama, tem dois quilômetros de extensão. As suas águas apresentam temperaturas entre 24°C e 26°C, nelas sendo desenvolvida a pesca do camarão.

A praia é limitada por um calçadão iluminado, onde se situam quiosques com música ao vivo. Na praça Júlia Fonseca, que lhe é fronteira, ergue-se a Igreja de São Pedro, padroeiro dos pescadores.
 

anjo-caido.jpg

ANJO CAÍDO

Na segunda metade do século XIX, o engenheiro Leger Palmer, de nacionalidade francesa, realizou a abertura do "Canal Palmer" - entre a lagoa de Araruama e o canal do Itajuru, para facilitar as embarcações de sal vindas do interior de Araruama - foi comemorado com um monumento.
Em 1904, o vereador Anastácio Novellino obteve a aprovação da Carneara Municipal de Cabo Frio e batizou oficialmente esta via Iacustre artificial como Canal Palmer, em homenagem ao pioneiro engenheiro francês.
Em 1907 foi erguida uma estátua, uma coluna capitel em estilo coríntio, onde se apoia a figura de um anjo de asas abertas, com 9 metros de altura. Com o passar do tempo e devido às correntes das marés e aos ventos sudoeste, a estátua foi, aos poucos, inclinando-se. E acabou sendo comumente chamada de "Anjo Caído". O monumento fica dentro do Canal o Itajurú, no bairro Portinho em Cabo Frio.

MORRO DA GUIA.jpg

MORRO DA GUIA

A Capela de Nossa Senhora da Guia é um pequeno templo da época colonial localizado em Cabo Frio, no Brasil.

A capela localiza-se no alto do Morro da Guia, no sopé do qual foi erguido no final do século XVII o Convento dos Anjos, pertencente à Ordem Franciscana. Em 1740 os frades construíram sobre o morro a pequena Capela da Guia, com o objetivo de ter um lugar de oração e contemplação junto à natureza.

Imagem de Nossa Senhora da Guia, no interior da capela
A capela com copiar (pequeno alpendre de entrada) possui no interior uma imagem de Nossa Senhora da Guia que, segundo uma lenda, desaparecia do convento e aparecia no alto do morro repetidamente, até que foi construído o pequeno templo para abrigá-la.A capela foi tombada pelo IPHAN em 1957 junto com o Convento dos Anjos.

A capela está aberta apenas em alguns dias festivos, mas o morro tem acesso livre, do alto do qual se tem uma ampla vista de Cabo Frio e do Canal do Itajuru.

terminal-de-embarque CABO FRIO.jpg

TERMINAL DE PASSEIOS MARÍTIMOS

Inaugurado em 1999, é uma réplica perfeita da antiga estação do século XIX. Fotos antigas dão o clima. Construído para embarque e desembarque de passageiros dos barcos turísticos que fazem passeios pelas praias e ilhas de Cabo Frio. Fica no Canal do Itajuru.

TERMINAL TRANSATLANTICO CABO FRRIO.jpg

TERMINAL TRANSATLÂNTICO

Localizado no bairro da Passagem, é por ele que desembarcam os turistas que chegam à cidade a bordo dos grandes transatlânticos ancorados ao largo. 

Pequenas embarcações conduzem os turistas dos navios ao pier do terminal. 

O  pier atrai turistas que, munidos de máquinas fotográficas de variados tamanhos, se fartam de fazer registros dos encantos do lugar. Em volta da construção estão ancorados barcos de lazer, de trabal... 

praia-sao-bento.jpg

PRAIA DE SÃO BENTO

Banhada pelo canal de Itajurú e com uma extensão total de aproximadamente 400 metros, a Praia de São Bento é uma praia artificial que fica a menos de 1 Km do centro de Cabo Frio.

A Praia de São Bento não costuma ser muito frequentada por banhistas, ela é cercada por uma área residencial, sendo utilizada principalmente para prática de alguns esportes, como o volei de praia e o futebol.

PRAIA DA PASSAGEM CABO FRRIO.jpg

CANAL DA PASSAGEM

O Canal do Bairro da Passagem é uma continuação do canal que liga a Praia das Palmeiras a lagoa de Araruama. Passando pela Ilha do Japonês e pelo Mirante do Arpoador, tendo a boca da barra, sua saída, na Praia do Forte, esse canal foi dragado para passagem de gradnes embarcações e com essa areia retirada foi criada a Ilha do Japonês.

 

PRACA DA PASSAGEM CABO FRIO.webp

PRAÇA DA PASSAGEM

O nome Passagem decorre do fato de estar localizado no ponto do canal onde se fazia a travessia nos tempos da colônia. Por aqui surgiram as primeiras habitações e feitorias. Todos os prédios históricos do lugar são tombados. Seu estado de conservação parece muito bom, olhando externamente. Aqui se encontra a Igreja de São Benedito, construída no século XVII, quando da ocupação portuguesa.

MIRANTE DO ARPOARDOR.jpg

MIRANTE DO ARPOADOR

no morro do arpoador, na Boca da Barra, em Cabo Frio, Rio de janeiro, é um programa maravilhoso para os viajantes que passam pela cidade. Fica localizado a frente do forte de São Mateus, em plena praia da Barra, importante point dos jovens de Cabo Frio. A subida é pequena e fácil, no caminho, em madeira, já se observa a linda paisagem do local e a vegetação da região. Do alto, a paisagem das ilhas próximas, dos pequenos barcos que passam, da verde e cristalina água do mar, é belíssima. Uma área ampla com bancos em madeira, na parte mais alta, proporciona a oportunidade de se deliciar calmamente desta paisagem impar que a natureza oferece.

Algumas pessoas descem por entre as pedras para uma pescaria, embora seja um belo programa, a descida entre as pedras deve ser muito cuidadosa.

FORTE SOA MATEUS.jpg

FORTE SÃO MATEUS

Em 1617, o governador e capitão-mor da capitania do Rio de JaneiroConstantino Menelau (1615-1617), que considerava o Forte de Santo Inácio do Cabo Frio excessivamente vulnerável, solicitou o seu desmantelamento e a construção de um novo forte para proteção da povoação de Santa Helena do Cabo Frio e da barra do canal da lagoa de Araruama (hoje canal do Itajuru).

Do Forte observa-se uma linda vista do Mar e da Praida do Forte como se tivesse dentro do mar.

Praia-Forte-Abertura.jpg

PRAIA DO FORTE

Constitui-se na principal praia da cidade de Cabo Frio, com 7,5 quilômetros de extensão. Nela se localiza o Forte de São Mateus do Cabo Frio, erguido no século XVII. A conhecida Praia do Forte não abrange somente o bairro de nome homônimo, como também os bairros vizinhos de Balneário das Dunas, Algodoal e Braga.

O desenvolvimento da região deu-se principalmente no século XX nas décadas de 70, 80 e 90, com a consolidação da cidade de Cabo Frio como destino de veraneio. De acordo com o censo 2010, a maior parte dos proprietários de imóveis do bairro e das imediações origina-se do estado de Minas Gerais.

PRAIA DAS DUNAS.jpg

PRAIA DAS DUNAS

A praia mais apropriada para a prática do surf, pela força de suas ondas, é cercada por enormes dunas de areias brancas. O acesso pode ser feito pelo bairro do Braga ou ainda seguindo até o final da Praia do Forte. É recomendado cuidado no banho de mar nesta praia, onde é grande a presença de redemoinhos, formados por correntezas.

gamboa-shopping.jpg

RUA DOS BIQUINES

A Rua dos Biquínis, na cidade de Cabo Frio, é parada obrigatória para quem pretende curtir alguns dias nas praias da Região dos Lagos. O shopping — oficialmente chamado de Shopping Gamboa — oferece muitas lojas especializadas em moda praia, fitness e acessórios. É fácil encontrar peças quevocê precisa. A grande vantagem é poder montar os biquínis como desejar, seja na combinação de modelos, seja na de tamanhos. 

images (16).jpg

ILHA DO JAPONÊS

Apesar de ser conhecida como ilha, ela é, na verdade, uma croa natural. Recebeu esse nome devido aos navios baleeiros japoneses que usufruíam do local.

É muito procurada por praticantes de stand up paddle e caiaques, local tranquilo um paraíso ecológico de águas calmas, rasas e quentes repleto de vida marinha (principalmente tartarugas) entre outras formas de lazer é muito frequentada por turistas vindos por diversos meios de transportes (Jetski, lanchas, taxi boot, etc) apresenta vegetação com casuarinas (espécie introduzida), bajurus etc.

MIRANTE FAROL DA LAJNHA.jpeg

MIRANTE FAROL DA LAJINHA

O Farol da Lajinha é na verdade um farolete, e possui capacidade de alcance de até 9 milhas náuticas (14 km) de visibilidade. Ele possui 7 (sete) metros de altura e a função de sinalizar a entrada de Cabo Frio às embarcações acima de 5 (cinco) metros.
O Farolete começou a ser construído no ano de 1912, e foi inaugurado pela Marinha do Brasil no ano de 1913. O nome é relacionado a sua localização sobre uma laje de pedra natural.

Enseada das Conchas- Piscina natural.jpg

LAGO DO SEGREDO

O Lago do Segredo, como é chamado a enseada de pedras na praia das Conchas, é um cantinho escondido próximo a entrada do estacionamento da praia que oferece uma linda piscina natural com água deliciosa e transparente. Os poucos que tem a sorte de conhecer se deliciam com um refrescante banho de verão.

praia-das-conchas-cabo-frio-1024x768.jpg

PRAIA DAS CONCHAS

Praia das Conchas é uma praia localizada no bairro do Peró na cidade de Cabo Frio, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Frequentada pelos aficionados pela pesca de arremesso. Os peixes mais capturados nesta praia são o badejo, a anchova e a tainha. O lugar oferece também uma bela vista das ilhas de Cabo Frio. Em toda sua orla existem quiosques, restaurantes e música ao vivo

Praia-das-Conchas-6.jpg

MIRANTE PRAIA DAS CONCHAS

O mirante da Praia das Conchas oferece uma das mais lindas vistas de Cabo Frio. É possível ver algumas ilhas e uma linda vista aérea da praia das Conchas e da Praia do Peró. Uma subida de fácil acesso a pé que certamente vai render lindas fotos.

praia-do-pero.jpg

PRAIA DO PERÓ

Com 7,2 quilômetros de extensão, é apreciada para a prática do surf e outros esportes náuticos. Possui águas cristalinas e foi apontada, através de análise feita pela antiga FEEMA, atual Inea, como a mais limpa da Região dos Lagos. Conquistou setembro de 2018 a Bandeira Azul, título internacional de qualidade de praias.

ROTEIRO DE CICLOTURISMO CABO FRIO