Buscar

Ilha do Papagaio - Cabo Frio

A Ilha dos Papagaios é descolada de Cabo Frio aproximadamente 1500m; Possui várias enseadas abrigadas dos ventos da região, o que fez se tornar um ponto de mergulho cobiçado.

Tem pelo menos seis opções distintas de mergulho, com destaque para as três enseadas na face oeste, que propiciam operações com excelente abrigo aos ventos predominantes da região.

Por todos esses motivos a ilha dos papagaios é o ponto mais visitado da região de Cabo Frio, apresentando uma fauna variada e rica.

Em alguns pontos, a profundidade varia entre 18 e 40m ao largo de Papagaios, com razoável abrigo ao vento Leste, e com fundo de areia e lodo.

Primeira, Segunda e Terceira Enseadas na Ilha dos Papagaios em Cabo Frio.

Ideais para iniciantes e aulas de mar, pois oferecem sempre mar calmo e poucas profundidades. Estes três pontos de mergulho foram agrupados devido à sua proximidade e características bastante similares. O destaque fica para o ponto que divide a segunda e a terceira enseadas. Neste pequeno cabo, encontramos uma formação rochosa que vai até 21m, onde na área mais rasa, apresentam belas entradas de pequenas grutas.

Na terceira enseada encontramos algumas manilhas colocadas no fundo, uma tentativa de criar um recife artificial, que até obteve um sucesso parcial, sendo comum encontrar mangangás e badejos em seu interior. Profundidade: 12 a 21m.

Ponta Oeste / Terceira enseada na Ilha dos Papagaios em Cabo Frio

É considerado o melhor mergulho da Ilha dos Papagaios. Iniciando por esta face da ilha dos papagaios, pode-se alcançar até os 21m e nadar em direção a terceira enseada, onde encontram-se profundidades entre 3 e 6m.

Normalmente são vistos peixes de médio porte como frades e badejos e tartarugas. Atenção às reentrâncias nas paredes, pois normalmente formam um refluxo, oferecendo certa dificuldade. Profundidade: 12 a 21m.

Face Nordeste / Corisco na Ilha dos Papagaios em Cabo Frio

Características bastante semelhantes às enseadas da face oeste, porém, com abrigo menos eficaz e um fundo mais pobre, e frequêntemente com fortes correntezas. Profundidade: 8 a 18m.