top of page
Buscar

Passadiços do Paiva

Localizados no distrito de Aveiro, na região do Vale do Paiva, estes passadiços são um dos mais populares de Portugal. Com uma extensão de 8 km, o percurso segue o leito do rio Paiva, levando os visitantes a atravessar pontes suspensas e caminhos elevados com vistas impressionantes de desfiladeiros, cascatas e formações rochosas.Os Passadiços do Paiva são um percurso pedestre localizado no norte de Portugal, que segue o curso do Rio Paiva, entre os concelhos de Arouca e Castelo de Paiva. Com cerca de 8 km de extensão, é um dos percursos pedestres mais populares de Portugal, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

O percurso dos passadiços é composto por uma estrutura de madeira, que acompanha o leito do rio, passando por locais de grande beleza natural, como as praias fluviais de Vau e do Areinho, e atravessando desfiladeiros e vales profundos. O percurso é considerado moderado, com algumas subidas e descidas íngremes, mas é adequado para a maioria das pessoas.

Ao longo do percurso, os visitantes podem desfrutar de vistas deslumbrantes do Rio Paiva e da paisagem circundante, que inclui a serra da Freita e a serra do Montemuro. É possível ainda avistar espécies animais e vegetais típicas da região, como o lobo ibérico, o javali, o corço e diversas aves de rapina.

Os Passadiços do Paiva são também uma atração turística sustentável, construída com materiais ecológicos e projetada para minimizar o impacto ambiental na área circundante. A gestão do percurso é realizada em conjunto com a comunidade local, de forma a garantir a preservação da natureza e da cultura locais.

Em resumo, os Passadiços do Paiva são um percurso pedestre imperdível para quem visita o norte de Portugal, oferecendo uma experiência única de contacto com a natureza e a cultura local.


bottom of page